quarta-feira, 12 de março de 2008

A Tríade Divina



A Divindade está em tudo. Tudo é expressão divina manifestada. Nada existe que não tenha na sua origem a Energia Divina Criadora. Ela está em tudo e em todos, e é Una antes de se manifestar.
No ato da Criação, essa Energia divide a si própria, e se manifesta numa Tríade : Pai-Mãe-Filho ou Espírito-Matéria-Consciência ou, ainda, Pai-Filho-Espírito Santo.
Da interação do Pai-Espírito com a Mãe-Matéria surge o Filho-Consciência. Esse Filho, produto dos dois princípios da Criação, é reconhecido esotericamente como”um que foi terceiro, mas que é segundo”.
A doutrina esotérica não dissocia o Pai da Mãe, ou o Espírito da Matéria, entendendo que o Espírito-Matéria é a primeira unidade, sendo o Filho a segunda. Logo, o Filho é a consciência Divina encarnada na matéria, tornando-se a personificação da qualidade divina, no Plano Físico.
Dessa forma, o terceiro a surgir é na verdade o segundo, pois os que deram origem ao terceiro se fundem num só aspecto, antes mesmo dele ser criado.
Estamos, portanto, diante do chamado Sagrado Mistério da Santíssima Trindade, de que nos fala o Esoterismo Cristão. A tríade Pai, Filho e Espírito Santo, como é conhecida pela ótica cristã, coloca o Filho na posição esotérica de segunda pessoa da Santíssima Trindade, apesar da grande maioria não saber explicar a ausência da figura da Mãe. Os ocultistas, porém, sabem que a Mãe está unida ao Pai, que, diante da existência do Filho, já não mais poderia ser apenas Espírito, precisando estar fundido à Matéria
Surge, então, o mistério sobre quem é o Espírito Santo, tantas vezes relacionado na literatura cristã, com a figura da Mãe. Mas, se a Mãe já está integrada ao Pai, não poderia ser Ela o Espírito Santo, senão um outro símbolo materno, que agisse como intercessor da humanidade, junto ao Pai-Mãe.
Cristo anunciou para os apóstolos a vinda desse intercessor que, após a sua morte, viria zelar pela humanidade. Seria esse intercessor, a energia materna, aquela que tem o poder criador no plano físico?
Discute-se se o Santo Graal, o Cálice Sagrado, não seria o símbolo de Maria, a Madalena, de quem Jesus teria tido filhos. Logo, o valor atribuído a Maria Madalena estaria relacionado ao fato dela ter sido mãe dos herdeiros de Jesus, o Cristo, e não por ter sido sua mulher. É a figura materna assumindo a condição de receptora da energia divina encarnada na humanidade e criadora de uma geração de filhos do Cristo. Estaria aí, a resposta para o mistério da Santíssima Trindade?
A Doutrina Secreta jamais escondeu a condição feminina do terceiro aspecto da Unidade Divina manifestada na Matéria. A Igreja Cristã preferiu optar pelo mistério, criando um dogma sagrado, fora do alcance do entendimento humano.
Haveria alguma razão para não se revelar essa natureza divina da mãe, aquela que pode dar vida, gerar filhos e fazer a conexão do divino com o humano? Teria sido mais um ato de discriminação contra o poder feminino da criação, quando se sabe que, em outros tempos, a gravidez, por não ser entendida, era considerada um milagre, e a mulher reverenciada como um ser sagrado, por gerar vida dentro do seu corpo, coisa que o homem não podia fazer?
Por que não admitir essa hipótese, se é atribuída à figura da mãe, tantos títulos divinos que relacionam a mulher-mãe ao poder divino na face da Terra? Mãe-Terra, Mãe-Natureza, Maria, Deusa, são alguns dos títulos atribuídos ao aspecto feminino da criatura humana, todos relacionados à manifestação divina entre nós.

3 comentários:

  1. Oi,eu acho que a igreja carrega o fardo do passado quando a mulher não era valorizada e era tida como inferior ao homem,varias religiões pagãs cultuam uma deusa,na minha opinião é realmente impossível que aja o masculino sem o feminino,se existe um deus oque impede que aja uma deusa?Gostaria muito de saber sua opinião sobre esse assunto especifico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A verdade que é contada pela Doutrina Secreta, a obra oculta sobre os conhecimentos esotéricos, é que Deus não é Homem e nem Mulher, mas ambos, e nenhum dos Dois.
    Parece complicado, mas não é.
    Em Deus existe o masculino e o feminino, assim como em todos nós que somos Filhos de Deus. O que chamamos de Deus é o Pai-Mãe Divinos, dois aspectos da Divindade numa só Divindade.
    Existem os Semi-Deuses, que podem ser, Eles sim, as manifestações separadas do Deus Masculino e do Deus Feminino. Quando ouvir falar de Marte, ou Júpiter, ou Saturno, ou Apolo, saiba que eles eram Deuses Masculinos. Vênus, Afrodite e outras tantas eram as Deusas Femininas. Mas todos esses Deuses e Deusas eram Semi-Deuses, e não o Deus Absoluto, o Eterno.
    A Tríade existe em toda manifestação da Criação.
    Deus Pai-Mãe/Filho- o Cristo que vem trazer para a humanidade a centelha divina/Espírito Santo - o receptáculo humano que acolhe essa centelha entre nós, simbolizada pela Mãe que gera o Filho do Homem e que se tornará o Filho de Deus.

    E por aí vai, a História Sagrada é longa, e muito pouco entendida pela maioria dos religiosos que se fixam nos dogmas rígidos da sua fé, e não estão em condições de receber a Verdade.
    Cristo chamou os sacerdotes e os religiosos do seu tempo de hipócritas, por distorcerem as verdades em seus próprios interesses. E isso continua até os dias de hoje.

    A Verdade não está no livro, na palavra do sábio ou nas religiões, mas no divino que existe dentro de cada um de nós. As respostas que buscamos podem ser encontradas, perguntando às nossas almas, e calando para ouvir as respostas.
    Experimente só.

    Um abraço, menina Karoline, a sua sabedoria está muito à frente da sua idade.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela sua resposta,é difícil achar alguém tão sábio disposto a dividir seus conhecimentos.
    Abraço

    ResponderExcluir