sexta-feira, 27 de abril de 2012

PROGRESSO PELO EQUILÍBRIO PERFEITO



Meus queridos leitores, num dos diversos cursos que ministro via internet, surgiu um breve questionamento entre os aprendizes sobre números preferenciais. Uns alegam que gostam deste número e outros, daquele. Isto é normal, por afinidades naturais a esta ou àquela energia. O que se deve evitar é a aversão a qualquer dos números.
Condeno os apegos a certos números, pois, se agem sozinhos, eles pouco podem representar de benéfico a nossas vidas. Condeno muito mais, no entanto, quando ouço um aprendiz negar valor a um número ou confessar sua total antipatia por ele. Isto pode até mesmo sugerir um bloqueio em relação à energia do número, o que acarreta problemas de inibição e bloqueio de energias.
As presenças de quaisquer números na alma, na personalidade ou na missão, são muito fortes e exercem intensas influências no comportamento humano. Mas, não se pode desprezar o dia do nascimento, a soma da data do nascimento, reconhecida como caminho de origem, e o número poderoso, que é a soma da missão com o caminho de origem.
Em qualquer dessas posições no mapa, o número identifica fortes influências das energias que ele representa na vida de qualquer um de nós. Mas, o ideal é que esses números surjam em combinações equilibradas, que confiram harmonia à vida da pessoa. A desarmonia, quando ela surge no mapa, revela heranças kármicas de outras vidas, a serem superadas durante esta vida atual.
Se a alma for muito rígida, autoritária ou dominadora, características dos números quatro, um e seis, respectivamente, é muito saudável encontrar uma personalidade três, cinco ou nove inspirando as ações dessa pessoa. Assim, cria-se um equilíbrio favorável a ações mais harmônicas do que inflexíveis.
Se a alma for uma Alma UM, qualquer influência do número 2 é benéfica ao abrandamento do rigor com que ela tende a agir, condenando erros por mais simples que sejam. A presença do número 2 motivará a personalidade a ser mais conciliadora e pacificadora, evitando os confrontos e estimulando as uniões e comunhões.
A combinação do quatro com o cinco também é muito benéfica, por inspirar atividade e mudanças a quem poderá ter a tendência a se acomodar e não gostar de mudar de lugar e de opinião. Os nascidos em dia 5 beneficiam as atividades de almas cuja soma dá o número 4. O rigor e a dureza da alma se diluem nas ações impulsivas e dinâmicas dos talentos natos do dia 5.
Mas não pensem que o número quatro seja o vilão, pois não é. Ele serve como âncora, para segurar e estabilizar os que sofrem fortes influências dos números três e cinco. E, quando estes dois aparecem juntos, a situação poderá ficar fora de controle, se um quatro não se fizer presente em posição forte no mapa.
Meus atentos leitores, é bom que todos tenham em mente que o que acontece com esses números, também ocorre com outros, que, quando surgem em par tudo se torna mais fácil. Algumas boas combinações, dentro de certas áreas, como a espiritual, por exemplo, são as que colocam lado a lado, seis, sete e oito com o nove. Outra boa combinação, sob o aspecto artístico é juntar 2, 3, 5 e 6. A proximidade do quatro com oito estimula o materialismo e a ambição financeira, mas se o oito se aproximar do número nove, como já mencionamos, favorece as práticas espirituais humanitárias, envolvendo sucesso financeiro e progresso espiritual.
A realidade é que não existem números bons ou ruins, mas combinações boas ou más. Se um determinado número expressar todo o seu potencial de forma absoluta sem uma contraparte que amenize o seu poder, ele pode causar mais estragos do que benefícios.
Como eu afirmei para os meus aprendizes, qualquer número, se agir isoladamente, é insuportável. Os números, como tudo na vida, precisam de parceiros adequados que lhes proporcionem equilíbrio. Quatro demais pode ser algo muito chato e repetitivo, mas, se mesclado com o nove pode promover um belo trabalho comunitário. Seis demais é matriarcado ou patriarcado dominador que não acaba mais, porém, na companhia de um três, o seis se torna amoroso, romântico e sentimental.
Creiam, amigos leitores, a união não faz só a força, ela também promove equilíbrio, quando as partes que se unem se complementam, sem se conflitar ou sem exagerar na soma de suas energias. E por que digo isto? Se ocorrer a união do número um com o três pode-se chegar a um empresário artístico ou um empreendedor cultural. Mas, se um cinco se somar ao grupo, os efeitos podem ser outros, fazendo surgir um individualismo exagerado, voltado para paixões, prazeres e vícios.
Se quiseres progredir, não imagina um progresso somente financeiro, pois resultará em sérios problemas para a evolução espiritual da tua alma. Mas, se o teu ideal é um progresso somente voltado para a espiritualidade, com desprezo pelo mundo material, correrás o risco de passares por necessidades econômicas, ficando a reclamar da vida, e se achando um injustiçado.
Equilíbrio, meus leitores, muito equilíbrio, para que o progresso não seja capenga. Acostuma-te a combinar o forte com o fraco, e terás a medida perfeita, para que não fiques para trás, nem aceleres demais e atropeles os que vão à tua frente.
Nunca deixes de buscar o progresso, mas, lembra que ele deverá ser conquistado num perfeito equilíbrio. Não sejas ambicioso demais, e nem desprezes o progresso. Não o vincule a dinheiro, mas sempre ao perfeito equilíbrio entre os mundos espiritual e material.  Agindo assim, terás tudo para ser feliz e fazer os outros felizes.






18 comentários:

  1. Orvalho do Céu deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PROGRESSO PELO EQUILÍBRIO PERFEITO":

    OI, Gilberto
    Desde que fiz o Eneagrama fiquei consciente das minhas sombras e virtudes e vivo mais equilibrada... integrada...
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  2. Oi, Orvalho:
    Eu não sei porque o seu comentário não entrou no blog. Então, eu o copiei e colei.
    Agradeço o seu testemunho.
    De fato, quando a gente passa a se conhecer, tudo fica mais fácil.
    Abraços e muita paz.

    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilberto!
    Alguma vez vc vez um mapa quese assustou com o que viu?! Tanto para o bem quanto para o mal.
    Abraços

    Karen

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karen:
    Já sim, tanto para o bem como para o mal.
    Muitas vezes, a gente conhece uma pessoa e a vê de uma forma, e quando se faz o mapa dela, pode-se ter uma grande surpresa.
    Existem pessoas humildes que são mestres, e outras muito ativas e líderes cheias de karmas e problemas.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Gostei "para que o progresso não seja capenga".
    O último parágrafo é sábio e simples,mas derruba elefantes.Estava com saudades!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Grato por suas sempre gentis palavras, minha assídua leitora, Andréa.
    Vale a pena escrever uma postagem, nem que seja só para esse convívio virtual.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Francamente, me senti capenga... Sinto-me em crise de personalidade... Tenho somatória da data de nascimento: 8 e demais somatória do meu nome: 8, 1 e 9, e estou achando tudo muito contraditório... Parece uma briga dentro de mim mesma. O equilíbrio tem sido bem difícil, porém vou encontrar uma solução.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Pode crer, minha cara leitora, Alexandra, que o mundo está capenga.
    Mas, dá para corrigir o passo, se cada qual assumir a sua missão.
    Se a maioria está capenga, a humanidade também está.
    Vamos tentar mudar e dar atenção à missão.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Eu tive uma ideia nesse final de semana, vou começar mudar as coisas para melhor dentro de casa, a família, quem sabe assim eu consiga ajudar também os meus entes queridos a assumir a sua missão pessoal.
    Essa semana foi um tanto assustadora para mim, eu tive a desagradável surpresa, duas amigas sofrendo de depressão e não sabendo o por quê... Muito triste isso... As pessoas estão enlouquecendo. Humanidade capenga é nisso que dá.

    ResponderExcluir
  10. Minha sábia Alexandra:
    Em tudo na vida, deve-se pensar e agir assim.
    Pensar global, e agir local.
    Tudo em nossa vida começa no local onde estamos, e é ali que precisamos começar a agir.
    A família e o lar são os que mais podem receber as nossas influências, através dos nossos exemplos.

    Quanto às suas amigas com depressão, diga-lhes para fazer uma autoconfissão de suas culpas, e de se perdoar pelos erros e assumir compromissos de não mais repeti-los. Logo, a depressão passará.
    No momento atual, não podemos mais viver com duas caras, ou somos seres voltados para a evolução de nossas almas, ou não.
    Os mais evoluídos serão sempre mais cobrados. Daí as depressões e as sensações de culpa.

    Um abraço e boa sorte na sua missão.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Gilberto

    Obrigada pelo sábia... Eu sou apenas uma pessoa que está passando por uma fase um tanto critica de auto conhecimento e por isso tenho me auto analisado e percebo que a nossa responsabilidade se resume no momento presente: O hoje! Faço o possível em servir de exemplo que atitudes devem ser assumidas e suas consequências assumidas com louvor, certo ou errado, o importante é sempre tomar a decisão. A própria experiência e os seus resultados vão nos indicar se estamos corretos ou errados. Como eu disse esses dias as minhas amigas: Um dia de cada vez! Perdoe-se e ame-se para ser o melhor para o seu próximo (seja a familia, amigos ou pelas outras pessoas ao seu redor), e que elas são o exemplo para as próprias filhas no que se diz respeito a conduta e ao próprio estilo de vida que levam. Aconselhei que fossem o exemplo de força, coragem e determinação.

    Um grande abraço! Estou contando com a sorte e o meu dissernimento neste momento!

    ResponderExcluir
  12. Minha, duas vezes sábia Alexandra, suas palavras confirmam a sabedoria de que falei.
    As crises são oportunidades de crescimento pela transformação. Se passa por uma fase crítica de autoconhecimento, é porque está buscando-o. E é isto que a faz uma pessoa sábia.
    Continue assim.

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Querido sábio Gilberto

    Obrigada pelo grande incentivo! O autoconhecimento é árduo e muito solitário. E de tento procurar, estou sempre encontrando pessoas que pensam e sentem como nós, portanto, graças ao bom Deus, já não é tão solitário...

    Mas para chegar a esse ponto, me auto questionei inúmeras vezes ao ponto as vezes da minha sanidade.

    Na solidão eu descobri a minha força e o grande poder de perdoar, afinal só podemos perdoar os outros, se soubermos perdoar a nós mesmos. O mesmo vale para o apego, como a gente se apega a tantas coisas que nos fazem mal por puro comodismo... O novo sempre assusta.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Muito bem, Alexandra!
    Sábias, muito sábias as suas palavras.
    Continue assim.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. minha combinação é variada 2, 7, 9 , 11 e influencias do 4 e não me acho mt capenga só me acho confuso as vezes mas nada com que o tempo e o esforço pessoal não resolva.

    Abraços. fabricio

    ResponderExcluir
  16. Mancar, às vezes, é normal, Fabrício.
    O vício de estar sempre a dar mancada é que leva a humanidade a capengar.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Oi meu amigo,
    Estou um pouco capenga tambem! rs..rs..
    Mas vou buscar melhorar ...

    Quanta sabedoria!
    Obrigada por nos ensinar ..
    Carla Passos

    ResponderExcluir
  18. Minha querida, Carla:
    Não fique envergonhada por capengar, o mundo está quase todo capenga.
    Se encontrar um equilíbrio razoável, logo estará ocupando uma posição de liderança.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir